Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page
Votação
Qual sua nota para este site?
Ótimo
Bom
Regular
Ruím
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (4994 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...



Últimas  Notícias


 

Seita ou Religião?

 

 


 

Valdir Camilo da Silva, Testemunha de Jeová, palestra sobre "Depressão". Assista aos vídeos:

Vídeo 1


 Vídeo 2

Vídeo 3

Último vídeo



 

Clique

site oficial das Testemunhas de Jeová está de cara nova

Juntamos nossos três sites oficiais num sóLeia mais sobre o novo formato. 


 

 foto

Clique↓
Um novo local para a sede mundial das Testemunhas de Jeová

Desde 1909, a sede está localizada em Brooklyn, Nova York. Por que estamos mudando para o norte do Estado de Nova York?


 

Clique↓

slogan


 

Clique ↓

slogan

 


 

DÚVIDAS?↓

contato

 

 


CLIQUE↓

Bíblia online

 

 


 

CLIQUE↓

ROLOS

 Matéria pronta! Sorriso Clique na imagem!

 


Como anda os Líderes evangélicos? Confira o vídeo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Últimas Notícias

Coréia do Sul

Em 25 de outubro de 2012, o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas decidiu que a Coreia do Sul tem a obrigação . . .leia mais


 

Siclone

Em dezembro de 2012, o ciclone Evan causou destruição em Fiji e Samoa. Os escritórios das Testemunhas de Jeová nesses países estão coordenando a ajuda humanitária. Leia mais


 

Construções

Na Austrália, as Testemunhas de Jeová foram elogiadas por causa da excelente segurança em suas construções. Saiba mais


 

incêndios

Incêndios na Tasmânia

11 DE JANEIRO DE 2013 | AUSTRÁLIA

Temperaturas altíssimas nunca antes registradas provocaram incêndios na ilha-estado australiana da Tasmânia. Esses incêndios arrasaram o vilarejo de Dunalley . . . Veja mais . . . 


 

deslizamento

Na primeira semana de janeiro, fortes chuvas causaram enchentes e deslizamentos de terra no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, deixando mais de 3 mil desabrigados. As Testemunhas de Jeová relatam que . . . Leia mais

 


 



Total de visitas: 384554
Em Busca da Verdade
Em Busca da Verdade

Em busca da verdade sobre o céu

 

A IDEIA de ir para o céu pode parecer muito boa. De formas diferentes, muçulmanos, hindus, budistas, membros das igrejas da cristandade e até muitas pessoas que não se interessam por religião têm a esperança de vida após a morte. Em geral, imagina-se o céu como um lugar belo e agradável onde as pessoas obtêm alívio do sofrimento e reencontram pessoas queridas “que já partiram”. Ainda assim, as seguintes palavras aplicam-se à maioria da humanidade: Todos querem ir para o céu, mas ninguém quer morrer para ir para lá. Por quê?

Se tivéssemos sido feitos para morrer e ir para o céu, não é verdade que mais pessoas ansiariam por isso, assim como uma criança deseja muito ser um adulto ou um jovem deseja se casar? Mas a maioria das pessoas não deseja morrer.

Ainda assim, muitos ministros religiosos afirmam que fomos feitos para viver no céu após nossa curta estadia na Terra. Por exemplo, o cardeal Theodore Edgar McCarrick, arcebispo emérito de Washington, DC, foi citado como dizendo o seguinte: “Não fomos criados para esta vida. Fomos criados para o céu.” De forma similar, um ex-presidente da Associação Nacional de Evangélicos (dos EUA), foi citado como tendo dito: “O objetivo da vida é dar glória a Deus e ir para o céu . . . pois o céu é o nosso lar.”

Os que acreditam numa vida no céu após a morte normalmente baseiam sua fé em informações limitadas. George Barna, presidente de uma empresa de pesquisas de opinião sobre religião, chegou à conclusão de que muitas pessoas baseiam seus “pontos de vista sobre a vida e a vida após a morte em fontes tão diversas como filmes, música e romances”. Na Flórida, um pastor episcopal foi citado como tendo dito: “Não sabemos nada sobre o céu, exceto que é onde Deus está.”

No entanto, o céu é um assunto importante considerado na Bíblia. Então, segundo a Palavra de Deus, como é o céu? Será que o homem foi feito para viver lá? Se as pessoas forem para o céu, o que farão ali?

Como é o céu?

ALGUMAS pessoas acham que é impossível saber como é o céu porque ninguém veio de lá para nos contar. Talvez não se lembrem que Jesus disse: “Desci do céu.” (João 6:38) Ele também disse o seguinte a alguns líderes religiosos: “Vós sois dos domínios de baixo; eu sou dos domínios de cima.” (João 8:23) O que Jesus disse sobre o céu?
Jesus confirmou que o céu é onde Jeová mora. Ele chamou Deus de “meu Pai que está no céu”. (Mateus 12:50) Mas Jesus usou a palavra “céu” em mais de um sentido. Por exemplo, ele se referiu à atmosfera da Terra como “céu” ao dizer: “Observai atentamente as aves do céu.” (Mateus 6:26) No entanto, Jeová mora além da atmosfera. A Bíblia diz: “Há Um que mora acima do círculo da terra.” — Isaías 40:22.

Será que o “Pai que está no céu” mora entre as estrelas? De fato, o Universo físico também é chamado de “céu” nas Escrituras Sagradas. Por exemplo, um salmista escreveu: “Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele?” — Salmo 8:3, 4.

No entanto, Jeová Deus não precisa morar dentro do Universo físico que ele criou, assim como um marceneiro não precisa morar dentro de um móvel que ele fez. Por isso, quando o Rei Salomão dedicou o templo em Jerusalém a Jeová, ele disse: “Morará Deus verdadeiramente na terra? Eis que os próprios céus, sim, o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos, então, esta casa que construí!” (1 Reis 8:27) Se Jeová não mora no céu físico, em que céu ele mora?

Embora os homens estudem os céus físicos com poderosos telescópios, e alguns tenham viajado para o espaço, o que a Bíblia diz continua sendo verdade: “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (João 1:18) Jesus explicou o porquê quando disse: “Deus é Espírito.” — João 4:24.

Um espírito é uma forma de vida superior a um humano. Um espírito não é feito de matéria física — como carne e sangue — que pode ser vista ou percebida pelos sentidos humanos. Assim, quando Jesus disse que morava ao lado de seu Pai no “céu”, ele queria dizer que tinha uma forma de vida mais gloriosa do que qualquer forma de vida física. (João 17:5; Filipenses 3:20, 21) Esse domínio espiritual onde Jesus morava com seu Pai é o que a Bíblia chama de “céu”. Como é esse céu? O que acontece lá?

Um lugar de atividade alegre

A Bíblia descreve o céu como um lugar de muita atividade. Ela menciona centenas de milhões de criaturas espirituais fiéis que vivem ali. (Daniel 7:9, 10) Cada uma dessas criaturas tem sua própria personalidade. Como sabemos disso? Em toda criação visível, nunca encontramos duas coisas vivas exatamente iguais, por isso podemos ter certeza de que no céu também há uma grande diversidade. O que é notável é que todas essas personalidades celestiais trabalham em união, fazendo um contraste impressionante com o que acontece na Terra nos nossos dias, onde as pessoas raramente cooperam umas com as outras.

Veja como a Bíblia descreve a atividade no céu. “Bendizei a Jeová, vós anjos seus, poderosos em poder, cumprindo a sua palavra, por escutardes a voz da sua palavra. Bendizei a Jeová, todos os exércitos seus, vós ministros seus, fazendo a sua vontade.” (Salmo 103:20, 21) Vemos então que muito trabalho é feito no céu. Podemos ter certeza de que é um trabalho gratificante.

Os anjos têm uma longa história de serviço alegre, que remonta a uma época anterior à criação da Terra. Segundo as Escrituras, quando Jeová fundou a Terra, os filhos de Deus juntos “gritavam de júbilo” e “começaram a bradar em aplauso”. (Jó 38:4, 7) Um dos filhos celestiais de Deus teve até mesmo o privilégio de trabalhar ao lado de Deus na criação de todas as outras coisas. (Colossenses 1:15-17) Essa bela descrição de alegre atividade no céu talvez o faça pensar em algumas perguntas sobre o céu e a humanidade.

Os humanos foram feitos para viver no céu?

Visto que os anjos serviam a Deus no céu antes da fundação da Terra, com certeza o primeiro homem e a primeira mulher não foram criados para povoar os céus. Em vez disso, Deus disse ao primeiro casal humano: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra.” (Gênesis 1:28; Atos 17:26) Adão foi o primeiro de uma nova forma de vida terrestre, capaz de conhecer a Deus e de servi-lo fielmente. Ele se tornaria o pai de uma raça humana, cujo lar seria a Terra. “Quanto aos céus, os céus pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.” — Salmo 115:16.

As pessoas normalmente não querem morrer; a morte não é natural para os humanos. Deus mencionou a morte a Adão apenas como punição pela desobediência. Se Adão tivesse obedecido, ele nunca teria morrido. — Gênesis 2:17; Romanos 5:12.

Por isso, não é de admirar que Deus não tenha dito nada a Adão sobre ir para o céu. A Terra não foi feita com o objetivo de ser o lugar onde as pessoas seriam postas à prova para se saber se estariam aptas para viver no céu. O homem foi criado para viver eternamente na Terra, e esse propósito de Deus ainda se cumprirá. A Bíblia promete que “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”. (Salmo 37:29) Fica claro que os humanos não foram feitos para viver no céu. Então, por que Jesus prometeu vida celestial a seus apóstolos? Será que Jesus queria dizer que todas as pessoas boas vão para o céu?

Todas as pessoas boas vão para o céu?

APÓS sua última refeição com os apóstolos, na noite antes de ser executado, Jesus prometeu recompensá-los com um lugar no céu. Ele disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, eu vos teria dito, porque vou embora para vos preparar um lugar.” (João 14:2) Por que Jesus lhes daria um lugar no céu? O que eles fariam ali?

Jesus tinha em mente uma designação especial para seus discípulos. Naquela mesma noite, ele disse: “Vós sois os que ficastes comigo nas minhas provações; e eu faço convosco um pacto, assim como meu Pai fez comigo um pacto, para um reino.” (Lucas 22:28, 29) Deus havia prometido a Jesus que ele seria o Rei que supriria uma das principais necessidades da humanidade — um bom governo. Jesus livrará as pessoas de suas aflições e destruirá aqueles que as defraudam. Jesus terá súditos “até os confins da terra”, mas seu trono será no céu. — Salmo 72:4, 8; Daniel 7:13, 14.

No entanto, Jesus não governará sozinho. Por isso, prometeu a seus apóstolos um lugar no céu. Eles foram os primeiros escolhidos para “reinar sobre a terra”. — Revelação (Apocalipse) 5:10.

Quantos vão para o céu? Como em qualquer governo, o número de governantes no Reino celestial de Deus é pequeno em comparação com todas as pessoas que viverão sob sua autoridade. Jesus disse aos que governarão com ele: “Não temas, pequeno rebanho, porque vosso Pai aprovou dar-vos o reino.” (Lucas 12:32) O número de membros desse “pequeno rebanho” chegará a 144 mil. (Revelação 14:1) Esse número é pequeno em comparação com os milhões que usufruirão vida eterna na Terra como súditos do Reino. — Revelação 21:4.

Assim, nem todas as pessoas boas vão para o céu. A respeito do bom Rei Davi, o apóstolo Pedro foi claro ao dizer: “Davi não ascendeu aos céus.” (Atos 2:34) João Batista era um homem bom. Mas Jesus indicou que ele não seria elevado à posição de rei para governar no céu. “Entre os nascidos de mulheres”, disse Jesus, “não se levantou ninguém maior do que João Batista; mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele”. — Mateus 11:11.

Você receberá a recompensa reservada para as pessoas boas?

O que uma pessoa precisa fazer para receber a recompensa de viver para sempre na Terra? Jesus disse: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” (João 3:16) O amor que Deus tem pelo mundo o leva a tornar a vida eterna disponível a todos, mas note que apenas aqueles que ‘exercerem fé’ realmente receberão essa recompensa.

A fé precisa se basear em conhecimento exato. (João 17:3) Você pode demonstrar que é uma pessoa boa por aprender mais sobre o propósito de Jeová para a humanidade. Permita que a fé nas coisas que você aprende o leve à ação. Pode ter certeza que a oportunidade de ter uma vida sem fim realmente está disponível a você.

PARA REFLEXÃO:

O que a Bíblia diz?
Pergunta:
O que acontece às pessoas boas quando morrem?
Resposta:
‘Os mortos não estão cônscios de absolutamente nada.’ — ECLESIASTES 9:5.
Pergunta:
Que esperança a Bíblia apresenta para as pessoas boas que já morreram?
Resposta:
“Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [de Jesus] e sairão.” — JOÃO 5:28, 29.
Pergunta:
Onde é que a maioria das pessoas boas viverá?
Resposta:
“Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — SALMO 37:29