Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Votação
Qual sua nota para este site?
Ótimo
Bom
Regular
Ruím
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (4986 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...



Últimas  Notícias


 

Seita ou Religião?

 

 


 

Valdir Camilo da Silva, Testemunha de Jeová, palestra sobre "Depressão". Assista aos vídeos:

Vídeo 1


 Vídeo 2

Vídeo 3

Último vídeo



 

Clique

site oficial das Testemunhas de Jeová está de cara nova

Juntamos nossos três sites oficiais num sóLeia mais sobre o novo formato. 


 

 foto

Clique↓
Um novo local para a sede mundial das Testemunhas de Jeová

Desde 1909, a sede está localizada em Brooklyn, Nova York. Por que estamos mudando para o norte do Estado de Nova York?


 

Clique↓

slogan


 

Clique ↓

slogan

 


 

DÚVIDAS?↓

contato

 

 


CLIQUE↓

Bíblia online

 

 


 

CLIQUE↓

ROLOS

 Matéria pronta! Sorriso Clique na imagem!

 


Como anda os Líderes evangélicos? Confira o vídeo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Últimas Notícias

Coréia do Sul

Em 25 de outubro de 2012, o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas decidiu que a Coreia do Sul tem a obrigação . . .leia mais


 

Siclone

Em dezembro de 2012, o ciclone Evan causou destruição em Fiji e Samoa. Os escritórios das Testemunhas de Jeová nesses países estão coordenando a ajuda humanitária. Leia mais


 

Construções

Na Austrália, as Testemunhas de Jeová foram elogiadas por causa da excelente segurança em suas construções. Saiba mais


 

incêndios

Incêndios na Tasmânia

11 DE JANEIRO DE 2013 | AUSTRÁLIA

Temperaturas altíssimas nunca antes registradas provocaram incêndios na ilha-estado australiana da Tasmânia. Esses incêndios arrasaram o vilarejo de Dunalley . . . Veja mais . . . 


 

deslizamento

Na primeira semana de janeiro, fortes chuvas causaram enchentes e deslizamentos de terra no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, deixando mais de 3 mil desabrigados. As Testemunhas de Jeová relatam que . . . Leia mais

 


 



Total de visitas: 375380
O ALFA E O ÔMEGA
O ALFA E O ÔMEGA

Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, e Ômega é a última. Em Apocalípse, "Alfa e Ômega" aparece três vezes, sendo aplicado tanto Tronoa Jeová Deus, como também a Jesus Cristo. É muito importante que o leitor saiba o que estas palavras significam para obter o entendimento correto e para saber a quem pode ser aplicado.

O título “o Alfa e o Ômega” transmite a mesma idéia que “o primeiro e o último”, e “o princípio e o fim”, quando estes termos são usados com referência a Jeová. É aplicado a Jesus, não como "o princípio e o fim", mas apenas "o primeiro e o último". Assim, quando um leitor que não tem conhecimento deste título, se depara com ele em Apocalípse, entende que "Alfa e Ômega" é um título pertencente a Jesus Cristo.

Mas um estudo meticuloso nos mostra que o detentor primário deste título é Jeová Deus. Vejamos este título em exercício. Em Isaías, lemos: Quem tem estado ativo e tem feito [isso], convocando as gerações desde o começo? “Eu, Jeová, o Primeiro; e sou o mesmo com os últimos."(Isaías 41:4) Em seguida, lemos: “Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos exércitos: ‘Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus."(Isaías 41:6) Em ambos os textos, Jeová se declara como sendo "o Primeiro e o Ùltimo". Aplica-se então a Ele as palavras gregas "Alfa e Ômega" como título.

 Mas em Apocalípse, este título também é aplicado a Jesus Crsito. Assim diz: E ele pôs a sua mão direita sobre mim e disse: “Não Jesus Cristotemas. Eu sou o Primeiro e o Último, e o vivente; e fiquei morto, mas, eis que vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do Hades."(Apocalípse 1:17,18) Como o título "o Alfa e o Ômega" transmite a idéia de "o primeiro e o último", e que estes são aplicados à Jeová e também a Jesus, o leitor deve ser muito observador ao ler. Não fazendo uma observação concluirá o mesmo que vem sendo ensinados em todas as igrejas denominadas cristãs.

Quando lemos as expressões de Jeová em Isaías capítulo 41, notamos que nos é declarado de que maneira o título "Alfa e Ômega" é usado e o que este indica. Veja que ao declarar: "Sou o primeiro e sou o último", torna-se semelhante quando este mesmo título diz de Jesus: "Sou o primeiro e o último". Mas aqui mesmo nestes textos podemos entender a aplicação. Quando Jeová usou para si este título, ele se referia a si mesmo sendo "Sou o primeiro e sou o último", ele dizia sobre a sua posição e soberania, indicando ser o primeiro Deus e é claro, o último, e que além dele não há Deus. Então, Jeová é "o primeiro e o último" na questão da Divindade.

Quando Jesus expressou: "Eu sou o primeiro e o último", ele não indicava ser Jeová, mas usou o título indicando seu significado. Temos o testemunho das Escrituras de que há um só Deus verdadeiro, o testemunho de Jesus também é de que há um só Deus verdadeiro, o Pai, e também era assim a visão de seus apóstolos, de que há um só Deus verdadeiro, Jeová. Mediante esta consideração, e as Escrituras não podem ser anuladas, a aplicação do título "Alfa e Ômega" aplicado a Jesus não infere a ele estar dizendo que é Jeová. Ao contrário, no texto Jesus indica que é "o primeiro e o último", não como sendo Deus, mas foi o "primeiro" a ser ressuscitado por Deus para uma vida eterna, e é também é "último" na questão da ressurreição, ou seja, o´"último" ressuscitado diretamente por Jeová Deus.  

Não há como alegar aqui que este título está indicando que Jeová e Jesus são um só, ou um só Deus. Temos suportes suficientes para isso. Em certa ocasião Jesus disse:

E o rei lhes dirá, em resposta: ‘Deveras, eu vos digo: Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes." (Mateus 25:40) Notamos aqui que Jesus não alegou que seria o Deus deles, mas os declarara "meus irmãos". - Veja também Hebreus 2:11

Aqui em hebreus diz que tanto o que santifica (Jesus), como os que estão sendo santificados(seus seguidores), provêm de um só (Jeová Deus) e que sendo assim, o que santifica, ou seja, Jesus, não se envergonha de chamá-los de "irmãos". Que aos que reinarão com Cristo em seu reinado milenar serão seus "irmãos", é atestado pelas palavras inspiradas do apóstolo Paulo referentes a eles e a Jesus, veja: "Ora, nós sabemos que Deus faz que todas as suas obras cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, os que são os chamados segundo o seu propósito; porque aqueles a quem deu o seu primeiro reconhecimento, a [esses] também predeterminou que fossem modelados segundo a imagem de seu Filho, para que este fosse primogênito entre muitos irmãos." - Romanos 8: 28,29

O que diz este texto? Diz que a quem Jeová deu seu primeiro reconhecimento, a esses também predeterminou que fossem modelados segundo a imagem de Jesus. Então, a estes serão assim como é o Filho de Deus, Jesus Cristo. E em seguida declara que Jesus é o primogênito entre o que? entre Deus ou entre "muitos irmãos"? Assim, quando é aplicado o título "primeiro e último" a Jesus, não está indicando aqui a sua posição, não está alegando uma divindade de Jesus, mas sim, um registro de que Jesus foi o "primeiro" a ser ressuscitado diretamente pelo Pai para uma vida eterna, e é o último que foi ressuscitado diretamente por Deus. Basta ler com atenção Apocalípse 1: 17,18 que notará o assunto em pauta ali.

Agora, no próprio Livro de Apocalípse temos muitos fatos que mostram que Jeová é um e que Jesus Cristo é outro, nada de eles serem um só. Um exemplo inicial disso está logo no primeiro versículo de Apocalípse 1, veja: "Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve." Ora, quando isto foi registrado, Cristo já estava nos céus já glorificado. Como vemos, aqui Deus dá revelações a Jesus, o que indica que o título "Alfa e Ômega" aplicado em força maior a Jeová e horas aplicados em força menor a Jesus, não os faz serem um só.

A primeira ocorrência das palavras gregas "Alfa e Ômega" aparece no v.8 de Apocalípse 1, onde diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz Jeová Deus, “Aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso”. Este texto é entendido pelos líderes de religiões como indicando ser Jesus o Alfa e o Ômega. Mas não é a Jesus que se aplicou aqui o título, foi a Jeová. Porque posso afirmar isto?

Vamos analizar as palavras do apóstolo João. No v.4 João faz saudações às sete congregações de pessoas, que ao ser analizadas revela muitas coisas. Na carta João diz: João, às sete congregações que estão no [distrito da] Ásia: Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de “Aquele que é, e que era, e que vem”, e da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e da parte de Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”, “o primogênito dentre os mortos” e “o Governante dos reis da terra”.

Vamos colocar em ordem tais pessoas. João saudou:

1) Que tenhais benignidade imerecida e paz da parte de “Aquele que é, e que era, e que vem".

2) e da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono.

3) e da parte de Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”, “o primogênito dentre os mortos” e “o Governante dos reis da terra”.

João então saúda as sete congregações e lhes deseja benignidade e que esta benignidade é vinda de três partes. A primeira parte é a uma pessoa que porta o título de  “Aquele que é, e que era, e que vem". Esta pessoa aqui não pode ser Jesus Cristo, pois se menciona a Jesus no v.5 e por derradeiro que os outros. Veja bem que a primeira pessoa identificada como sendo o “Aquele que é, e que era, e que vem", é o mesmo mencionado no v.8 como sendo "o Alfa e o Ômega", é Jeová. Então não tem como alegar que o "Alfa e o Ômega" aqui é Jesus Cristo. 

Os líderes religiosos cogitam dizendo que estas palavras do cap. 22: 13: “Eis que venho depressa, e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra", são as palavras de Jesus, e assim aplicam o título "Alfa e o ÔMega" do v.14 a Jesus. Mas novamente não é assim segundo outros textos. Veja por exemplo Isaías 40: 10: "Eis que o próprio Soberano Senhor Jeová virá mesmo como alguém forte, e seu braço governará por ele. Eis que está com ele a sua recompensa e diante dele está o salário que paga."  Assim, esta recompensa, este salário é vindo de Jeová.

Não somente Jesus é mencionado como vindo, mas Jeová também, como mostrou em Isaías. Ainda para sanar qualquer dúvida de que tanto Jesus virá, como também Jeová virá em julgamento, tenho aqui outro texto que é deveras importantíssimo observar, veja:

“Eis que envio o meu mensageiro e ele terá de desobstruir o caminho diante de mim. E repentinamente virá ao Seu templo o [verdadeiro] Senhor, a quem procurais, e o mensageiro do pacto, em quem vos agradais. Eis que virá certamente”, disse Jeová dos exércitos." - Malaquias 3: 1

Note acima o seguinte; quem está ali dizendo é o próprio Jeová Deus. Ele diz que enviaria o seu mensageiro. Quem era este mensageiro? era João Batista. E quem é o "verdadeiro Senhor" que virá ao seu Templo? Não poderia ser Jesus, pois, Jesus é mencionado ali logo em seguida, mas não como o "verdadeiro Senhor", e sim como sendo o "mensageiro do pacto". Ora, todos sabem que o mensageiro do pacto foi Jesus Cristo, não é mesmo?  Assim, Malaquias nos mostra um vinda conjunta do Pai e do Filho.

Assim amigo leitor, uma leitura meticulosa na Bíblia sobre este assunto nos deixa esclarecido quanto a quem se aplica originalmente as palavras gregas "Alfa e Ômega" e "aquele que é, e que era, e que vêm", se é a Jesus ou a Jeová.

Muito obrigado pela sua visita, volte sempre!