Criar um Site Grátis Fantástico
Votação
Qual sua nota para este site?
Ótimo
Bom
Regular
Ruím
Ver Resultados


ONLINE
1


Partilhe esta Página



 


Bíblia Online

Tradução do Novo Mundo

 


Site das Testemunhas de Jeová

 Logo tj


 

VISITANTES:


Soberania de Deus
Soberania de Deus

O forista cola uma citação do tópico já discutido tempos atrás, e a citação é esta:

blockquote
 Essa própria condenação a morte já inviabilizou essa alternativa. Se um homem bom, justo, sábio, pudesse viver por um período indeterminado e fosse um bom governante, os governados necessitariam de um Reino de Deus?

Jeová forçou a barra para a necessidade de uma esperança de Reino Celestial, quando condenou o homem a morte, embora não tenha feito o mesmo com o Diabo.

Daí pega então a citação e raciocina para com os demais da discussão dizendo:

blockquote
É tipo assim: eu aposto que, numa corrida de 100 metros, chego primeiro que você. Daí eu te quebro as duas pernas antes da corrida.
É assim mesmo, eu sou seu único competidor e o juiz da corrida.

Com sua mente sã ele compara a ação de Jeová a uma corrida. Em seu raciocínio Jeová foi injusto em dizer que pela ação do casal, escolheram governar a si mesmos, quando tal governo não poderia ter um período indeterminado, visto que foram condenados a morte. Diz que se o homem fosse um bom governante, não precisariam os súditos de um Reino de Deus. Ora, quando disse Deus que o sistema governamental do homem seria bom e teria período indeterminado? 

Jeová forçaria a barra para uma necessidade de uma esperança do Reino Celestial só porque condenou os pecadores à morte? Jamais Jeová precisaria disso! Jeová não condenou o homem só para forçar o Reino Celestial, mas sim por ter sedido à influência de Satanás e ter pecado deliberadamente. Quanto a Satanás, a mesma condenação coube a ele também, é que o forista não gosta de ler e não pode ver que a sentença aplicada a Satanás é a primeira profecia da Bíblia! (Gênesis 3:15) 

Depois que o casal pecou eles passaram a ser imperfeitos e nesta condição, é certo as consequências: envelhecimento, enfraquecimento e por fim, a morte. Satanás terá também seu fim, conforme a profecia de Gênesis, Jesus Cristo será muito em breve o Executor da sentença.(Apocalípse 20:10) O Reino Celestial será o meio de desfazer os males de Satanás, é a chave para tirar o Diabo do trono e seu sistema político. É interessante que eles, todos eles sabem o que diz a Bíblia, mas se passam de marinheiros de primeira viagem. Olha que injustiça a comparação deles: Jeová decretando uma corrida onde somente Ele pode vencer e na mente do forista, vence porque trapaceou!

Jeová não lhes quebrou as pernas para que não corressem, ao contrário, ao criá-los Jeová os colocou numa corrida eterna e teriam vigor infinito, eles sim se mutilaram mesmo sob os avisos da Divindade: "Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá." Deram ouvidos?

A QUESTÃO DA SOBERANIA

Para permanecerem no favor de Deus, Adão e Eva teriam de evitar comer da “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau”. (Gênesis 2:16, 17) Se tivessem obedecido à lei de Jeová, não teria havido sofrimento para estragar a qualidade da vida humana. Por obedecerem à ordem de Deus, teriam demonstrado seu amor a Jeová e sua lealdade a ele. (1 João 5:3) Mas, como vimos no capítulo 6, as coisas não aconteceram dessa maneira. Instigada por Satanás, Eva comeu do fruto daquela árvore. Mais tarde, Adão também comeu do fruto proibido.

Percebe a seriedade do que aconteceu? Satanás estava atacando a posição de Jeová como Altíssimo. Por dizer “positivamente não morrereis”, o Diabo contradisse as palavras de Deus: “Positivamente morrerás.” As palavras adicionais de Satanás davam a entender que Jeová mantinha Adão e Eva ignorantes a respeito da possibilidade de se tornarem como Deus, de forma que não precisariam Dele para decidir o que é bom e o que é mau. Portanto, o desafio de Satanás questionou o direito e a legitimidade da posição de Jeová como Soberano Universal. — Gênesis 2:17; 3:1-6.

COMO RESOLVER AS QUESTÕES

Façamos esta ilustração: digamos que você é um pai amoroso de vários filhos, numa família feliz. Suponha que um de seus vizinhos divulgue mentiras, acusando você de ser um mau pai. Que dizer se esse vizinho disser que seus filhos não amam você, que eles só moram com você porque não conhecem outra coisa melhor, e que eles abandonariam o lar se alguém lhes desse uma oportunidade? ‘Absurdo!’, talvez diria. Sim, mas como provaria isso? Alguns pais talvez reagissem com ira. Além de criar mais problemas, tal reação violenta daria credibilidade às mentiras. Uma boa maneira de lidar com tal problema seria dar oportunidade ao acusador de provar a sua afirmação, e aos seus filhos a oportunidade de confirmar o seu amor sincero por você.

Jeová é como o pai amoroso. Adão e Eva podem ser comparados aos filhos, e Satanás se ajusta ao papel do vizinho mentiroso. Deus sabiamente não destruiu a Satanás e a Adão e Eva imediatamente, mas permitiu que esses transgressores continuassem a viver por algum tempo. Isso permitiu que nossos primeiros pais dessem origem à família humana, e deu ao Diabo uma oportunidade de provar se a sua afirmação era verdadeira ou não, de modo que as questões pudessem ser resolvidas. Desde o início, porém, Deus sabia que alguns humanos seriam leais a ele e provariam assim que Satanás é mentiroso. Quão gratos somos de que Jeová tem continuado a abençoar e a ajudar os que o amam! — 2 Crônicas 16:9; Provérbios 15:3.

O QUE FICOU PROVADO?

Durante quase toda a história humana, Satanás teve plena liberdade de executar a sua trama para ganhar o domínio sobre a humanidade. Entre outras coisas, ele tem exercido influência sobre os poderes políticos e tem promovido religiões que sutilmente dirigem a adoração a ele em vez de a Jeová. Assim, o Diabo tornou-se “o deus deste sistema de coisas”, e ele é chamado de “o governante deste mundo”. (2 Coríntios 4:4; João 12:31)

De fato, “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”. (1 João 5:19) Significa isso que Satanás provou a sua alegação de que poderia afastar de Jeová toda a humanidade? Certamente que não! Embora permitisse que Satanás continuasse a existir, Jeová tem levado avante a execução de seu propósito. O que, então, revela a Bíblia a respeito da razão de Deus ter permitido a perversidade?

A perversidade e o sofrimento não são causados por Jeová. Visto que Satanás é o governante deste mundo e o deus deste sistema de coisas, ele e os que estão do seu lado são os responsáveis pela atual condição da sociedade humana e por todas as desgraças que a humanidade tem sofrido. Ninguém pode de direito dizer que Deus seja a causa de tais aflições. — Romanos 9:14.

Ter Jeová permitido a perversidade e o sofrimento tem provado que ser independente de Deus não resulta num mundo melhor. Inegavelmente, a História tem sido marcada por uma sucessão de desastres. A razão disso é que os humanos têm preferido seguir seu próprio rumo independente e não têm demonstrado genuína consideração para com a palavra e a vontade de Deus.

Quando o antigo povo de Jeová e seus líderes deslealmente seguiram o “proceder popular” e rejeitaram a Sua palavra, os resultados foram desastrosos. Por meio de seu profeta Jeremias, Deus disse-lhes: “Os sábios ficaram envergonhados. Ficaram aterrorizados e serão apanhados. Eis que rejeitaram a própria palavra de Jeová, e que sabedoria é que eles têm?” (Jeremias 8:5, 6, 9) Tendo deixado de seguir as normas de Jeová, a humanidade em geral tornou-se como um navio sem leme, arrastado de um lado para o outro num mar agitado.

Ter Deus permitido a perversidade e o sofrimento tem provado também que Satanás não é capaz de desviar toda a humanidade de Jeová. A História mostra que sempre houve pessoas que permaneceram fiéis a Deus, independentemente de que tentações ou adversidades lhes sobreviessem. No decorrer dos séculos, o poder de Jeová tem sido manifestado em favor de seus servos, e seu nome tem sido declarado em toda a Terra. (Êxodo 9:16; 1 Samuel 12:22) 

Hebreus, capítulo 11, fala-nos de uma longa série de fiéis, incluindo Abel, Enoque, Noé, Abraão e Moisés. Hebreus 12:1 chama-os de “grande nuvem de testemunhas”. Eles eram exemplos de fé inabalável em Jeová. Também nos tempos modernos, muitos deram a vida em inquebrantável integridade a Deus. Pela sua fé e amor, tais pessoas provaram inequivocamente que Satanás não consegue lançar todos os humanos contra Deus.

Por fim, ter Jeová permitido a continuação da perversidade e do sofrimento tem fornecido prova de que apenas Jeová, o Criador, tem a habilidade e o direito de governar a humanidade para sua bênção e felicidade eternas. Por séculos, a humanidade tem tentado muitas formas de governo. Com que resultado? Os complexos problemas e crises com os quais as nações hoje se confrontam são ampla evidência de que, realmente, como a Bíblia diz, “homem tem dominado homem para seu prejuízo”. (Eclesiastes 8:9) Apenas Jeová nos pode socorrer e cumprir seu propósito original. Como fará isso, e quando?

Logo depois que Adão e Eva caíram na trama de Satanás, Deus anunciou a sua intenção a respeito de um meio de salvação. Isto é o que Jeová proclamou a respeito de Satanás: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar.” (Gênesis 3:15) Esta proclamação garantia que o Diabo não teria permissão de praticar eternamente seus atos perversos. Como Rei do Reino messiânico, a prometida Semente, Jesus Cristo, ‘machucará Satanás na cabeça’. Sim, “em breve”, Jesus esmagará o rebelde, Satanás! — Romanos 16:20.

Sabendo das questões envolvidas, que lado você tomará? Provará por suas ações ser um leal apoiador de Jeová? Visto que Satanás sabe que lhe resta pouco tempo, ele fará tudo o que puder para extravasar seu ódio contra aqueles que desejam manter-se íntegros a Deus. (Revelação [Apocalipse] 12:12) Mas você pode recorrer a Deus em busca de ajuda, pois “Jeová sabe livrar da provação os de devoção piedosa”. (2 Pedro 2:9) Ele não permitirá que você seja tentado além daquilo que pode suportar, e ele proverá a saída, de modo que você possa suportar as tentações. — 1 Coríntios 10:13.

Confiantemente, aguardemos o tempo em que o Rei Jesus Cristo agirá contra Satanás e todos os que o seguem. (Revelação 20:1-3) Jesus eliminará todos os que partilham da culpa pelos males e perturbações que a humanidade tem sofrido. Até aquele tempo, uma forma especialmente dolorosa de sofrimento é a perda de um ente querido. Leia o próximo capítulo para saber o que acontece com os que morrem.

Por fim os foristas perderam tanto o meado da questão que saíram do foco e passaram à visão gnóstica em respeito a Deus . . . Um cúmulo! Mas eles divergem nas opiniões e visões, há os que são mais positivos quanto a realidade. Um deles aceverou: "independente da doutrina das Testemunhas de Jeová. A questão é que a imperfeição, velhice e etc é um resultado de não ter Deus e não uma sabotagem para dissidentes." Depois de citar certo teólogo, ele diz:"Visto que Deus é a fonte de vida, a morte é apenas o resultado de se desviar de tal fonte. É o mesmo que sair na chuva e reclamar de se molhar." 

Mas é assim, sempre haverá uma boca bendizer a Deus, queiram ou não queiram! Se Jeová fez Balaão proferir bênçaos e não presságios de azar, e até mesmo fez a jumenta falar, não faria o mesmo num arraial de opositores apóstatas? 

Haverá em breve o artigo especial sobre a Soberania e este poderá ser acessado no índice do site na barra lateral ou no menu superior, numa subpágina. Basta clicar no link principal "Soberania de Deus" e acessarão a subpágina: "Soberania".