Criar um Site Grátis Fantástico
Votação
Qual sua nota para este site?
Ótimo
Bom
Regular
Ruím
Ver Resultados


ONLINE
1


Partilhe esta Página



 


Bíblia Online

Tradução do Novo Mundo

 


Site das Testemunhas de Jeová

 Logo tj


 

VISITANTES:


Paraíso - A Nova Terra
Paraíso - A Nova Terra

UM LAR PARADÍSICO NOS ESPERA

Não podemos fechar os olhos aos danos causados ao planeta Terra devido a ganância e violência do homem. A Terra está sendo transformada pelo homem num vasto depósito de lixo; cada vez mais pessoas por todo o mundo expõem suas queixas mas nada surtem efeitos positivos . . . a danura do homem continua. A Terra será realmente transformada num depósito de lixo?

Apesar de toda a violência que a ganância do homem causa no planeta, ainda podemos ver que a Terra está cheia de beleza! Vales deslumbrantes, montes cobertos pela neve, belíssimas cataratas, as praias ornamentadas por palmeiras e a grande diversificada vida vegetal e animal, uma parte seleta que figura o primeiro paraíso(Éden) criado por Deus!

Os recursos da terra são tão mau administrado e usado pelo homem, que chegamos a imaginar que este deslumbrante globo terrestre se transforme num planeta sem vida. Pensemos então que o Criador permitirá que a humanidade continue usando e administrando tão mau este planeta? A pessoa possuidora de bom raciocínio diria que não.

Então, o que pretende Deus para a nossa terra? As coisas materiais, visíveis, criadas, podem contar-nos algo sobre o Criador da terra, mas não podem dizer-nos tudo o que precisamos saber. Não nos podem dizer quais são os objetivos de Deus para o futuro. Então, quem ou o que nos pode dizer isso?

Não há como sabermos isso se não for por alguma Revelação do próprio Criador! A respeito de seu propósito, a fim de que os homens não ficassem na escuridão, Jeová, o Deus Todo-poderoso proveu esta Revelação em forma escrita e esta é encontrada na sua Palavra, a Bíblia. Não se nega que este livro foi escrito por homens, mas tudo que registraram admitem que não foi de sabedoria própria deles.

Um exemplo é o rei Davi que admitiu: "Foi o espírito de Jeová que falou por meu intermédio e a sua palavra estava na minha língua."(2 Samuel 23:2) Você pensaria que seria difícil para Aquele que projetou o cérebro humano ativar, impulsionar os processos mentais de homens dum modo que os habilitassem a escrever os pensamentos Dele? Certamente que não. Sendo a Bíblia o único livro antigo a fazer a afirmação de ter sido inspirado pelo Criador da terra, Jeová Deus, nenhuma outra fonte pode fornecer-nos qualquer idéia sobre o que ele intentou para a terra e o homem sobre ela. — 2 Timóteo 3:16, 17

JESUS CRISTO FEZ A PROMESSA DUM PARAÍSO


Há mais de dezenove séculos um homem inspirado proferiu certas palavras a um criminoso indicando claramente um grandioso futuro. Reconhecido como profeta e um dos maiores instrutores que já viveu, este homem inspirado era Jesus Cristo. A Bíblia o identifica como o prometido Messias ou Cristo, o Filho de Deus, que existia como pessoa espiritual antes de nascer como homem.(Mateus 16:13-16; Lucas 1:30-33; Filipenses 2:5-7) Como registrado em Lucas 23:43, Jesus disse ao malfeitor: "Estarás comigo no Paraíso".

Esta promessa de Jesus Cristo foi entendida de diversas maneiras pelos leitores da Bíblia e isso se deu devido à maneira em que foi traduzida. Muitas traduções da Bíblia citam Jesus Cristo como dizendo: "Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso."(Centro Bíblico Católico) Ou como diz a versão Almeida Corrigida Fiel: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Estas duas traduções, como muitas outras traduções, falham no quesito de fidelidade e exatidão, porque alteram o texto bíblico pelo modo que traduziram.

Onde falharam na tradução? Nos dois pontos (:) que é muito significativo na sentença da frase. Veja bem, por não usar os dois pontos(:) na frase, o leitor entendi que Jesus e o malfeitor estariam naquele mesmo dia em que morreram no céu: "Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso." Mas nesta tradução nós vemos infidelidade para com a verdade.

Jesus não poderia prometer uma ida para o céu naquele mesmo dia porque ele sabia que ficaria na terra por mais um tempo e depois sim, retornaria ao céu. Olha o que diz Mateus 12: 39,40 ; "Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra."

Depois de sua ressurreição, Jesus ainda permaneceu na Terra por 40 dias e então ascendeu ao céu. Portanto, uma tradução exata e fiel traduz assim Lucas 23:43 : "E ele lhe disse: “Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso.”" Aqui, ao usar a pontuação(:) faz-se uma parada na leitura, o leitor então entende de modo correto a promessa de Jesus e compreende que é no futuro e não no presente.

Este entendimento das palavras de Jesus, de que é para o futuro, harmoniza-se com o restante da Bíblia. Quando Jesus morreu, ele não foi naquele dia para o céu e nem para outro lugar intermediário. Jesus estava morto no Hades, no domínio da sepultura durante três dias ou parte deles. — Mateus 27: 62-66; Atos 2: 24,27)

Além disso, o malfeitor teria entendido a referência de Jesus ao “paraíso” em harmonia com o uso então corrente. E qual era? Um paraíso era um jardim ou parque. Aquele homem não era discípulo de Jesus, e por isso não fazia nenhuma idéia sobre um paraíso celestial. Os livros da Bíblia, disponíveis naquele tempo, não apresentavam aos crentes a oportunidade de viver no domínio espiritual, com Deus. Foi só com a vinda de Jesus Cristo que se trouxe à atenção a esperança de vida nos céus invisíveis. (2 Timóteo 1:10) Embora os discípulos de Jesus o ouvissem falar sobre o “reino dos céus”, nem mesmo eles compreendiam plenamente o que isto significava. (Mateus 13:24, 31, 33)

Mais tarde, perguntaram ao ressuscitado Jesus Cristo: “Senhor, é neste tempo que restabeleces o reino a Israel?” (Atos 1:6; compare isso com as palavras anteriores dos apóstolos a Jesus, em João 16:17, 18.) De modo que pensavam ainda em termos da terra, esperando que Jesus estabelecesse seu reino em Jerusalém. Visto que os próprios discípulos de Jesus não compreendiam plenamente coisas celestiais, naquele tempo, então, como podia o malfeitor imaginar que Jesus estava falando de outra coisa, e não dum paraíso terrestre?

A promessa que Jesus fez ao malfeitor está de acordo com as declarações da Bíblia, de que a terra foi feita com um objetivo. Deus “não a criou simplesmente para nada, [mas] a formou mesmo para ser habitada” (Isaías 45:18; Salmo 104:5) Seria desarrazoado supor que Deus, depois de ter gasto séculos na preparação da terra, com tanto cuidado, a destruísse ou deixasse erma, só porque algumas pessoas não a apreciavam. Na realidade, a própria terra tem o potencial de ser o lugar mais deleitoso para se viver.

A matéria continua. Acesse aqui → PREDITA UMA “NOVA TERRA” PARADÍSICA